segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Desafio do balde de gelo coletivo no aulão do Conexões/Ufal em prol dos portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica
O desafio do balde do gelo realizado nesta tarde de domingo (31), durante o Aulão do Conexões de Saberes, na Universidade Federal de Alagoas, foi marcado pela coletividade e emoção. Alunos e professores aceitaram o desafio proposto pelo grupo “Os Desenrolados” em prol de ajudar à Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica (Arela) de Alagoas.
Participaram do desafio e tomaram banho de balde de gelo os professores e organizadores do Conexões, além dos integrantes do grupo “Os Desenrolados” e de alunos. Estes desafiaram a outras pessoas a aderirem à causa.
Os artistas locais Marlon Rossy, Christiano Marinho, Ivana Iza, Ed Gama e Marcos de Jesus foram desafiados a aderir à campanha durante seus shows e apresentações em programas de TV.
O coordenador da Pró-Reitoria de Extensão da Ufal, José Roberto Santos, foi desafiado a doar um valor para a Arela e mobilizar a campanha.
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira e o governador de Alagoas Teotônio Vilela foram desafiados a mais do que tomar o banho do balde de gelo, buscarem ajudar na aquisição da sede e manutenção da associação, dentre outras necessidades dos portadores da Esclerose Lateral Amiotrófica (Ela) que são de competência dos governantes, como a assistência aos direitos de cadeiras de rodas, remédios e outros.
A imprensa local foi desafiada a contribuir na divulgação para que a campanha ganhe a proporção desejada no estado.
O desafio do balde do gelo está ocorrendo em diversos lugares do mundo. Personalidades internacionais e nacionais aderiram à campanha, que se tornou uma febre nas mídias sociais. O intuito é contribuir também com pesquisas em busca de tratamento e cura para a doença.
A Ela é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que vem afetando a milhões de pessoas. No Brasil são mais de 14 mil casos. Em Alagoas, está sendo feito um cadastramento, notabilizam-se mais de 100 casos diagnosticados, e outros estão sendo analisados.
Além do banho de gelo, foi arrecadado durante o aulão um valor em dinheiro e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a doença, escutar depoimentos de familiares de portadores da doença. Momento de muita emoção e de solidariedade.
Para o monitor do programa, Paulo Henrique, não há nada melhor do que unir duas ações sociais tão importantes. Uma voltada para a Educação e outra para a Saúde. "São muitas as necessidades da Arela, desde uma sede onde possam ocorrer os atendimentos de saúde necessários para oferecer uma melhor qualidade de vida e cuidados básicos aos doentes. Ao realizarmos esta ação estamos chamando a atenção desses jovens para o compromisso social que devemos ter", disse o monitor.

De acordo com o presidente da Arela em Alagoas, Fé Eduardo Mendes, está é uma iniciativa muito positiva, uma ação solidária que toca os corações. “Uma frase que trago é que a caridade é o amor que se dá, e de que não há nada melhor do que fazer o bem, então agradeço a todos do programa Conexão Saberes, ao grupo Os Desenrolados, a todos os professores e alunos pela iniciativa. Deus abençoe a todos. Afinal, nós precisamos e muito de ajuda. Há muitas formas de ajudar, desde uma palavra amiga a um gesto como este. Peço de coração que abracem esta causa. Hoje porto uma doença rara que me limita o tempo de vida, assim como eu muitas outras pessoas tem alguma necessidade, que pode ser solucionada com o pouco de cada um de nós”, disse o presidente.
A ideia de fazer o desafio do balde de gelo coletivo em prol da Arela surgiu do diretor do Os Desenrolados, Fábio Atual, e logo foi bem aderida pela equipe do programa Conexão Saberes. "Uma causa como essa não pode passar despercebida, vamos fazer a nossa parte, pois as mudanças e melhorias para acontecer depende de nós", disse Fábio.
Quem desejar obter outras informações sobre a Arela-AL pode entrar em contato coma Assessoria de Comunicação: 82 9607-0647 / 8170-2715.
Programa Conexão de Saberes
Mais de 300 alunos participam do aulão que é fruto do projeto Pré-Enem Comunitário do Programa Conexões de Saberes/ Ufal. Desde 2006, as aulas acontecem beneficiando aos alunos de origem popular.
Esta edição do aulão teve como tema “Linguagens, Códigos e suas tecnologias”. Contou com aulas de português, literatura, espanhol, inglês e redação.
Saiba mais sobre a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica)
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é um diagnóstico que muda para sempre a vida de todos por ela atingidos. De acordo com a Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica e estudiosos, esta doença é uma das mais temidas na atualidade, pois acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, que ainda não se tem cura e, na maioria dos casos, significa um tempo de vida muito curto para quem a possui. 

Participantes do desafio do balde de gelo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário